Orientação Vocacional

Cerca de 40% das pessoas matriculadas nas universidades federais e estaduais, que são as mais disputadas do país, abandonam o curso antes do fim. Essas desistências acontecem por vários motivos. A maioria toma a decisão muito cedo, sem qualquer tipo de orientação vocacional. Escolhem determinada carreira, muitas vezes por moda, vontade de satisfazer o desejo dos pais, retorno financeiro, sucesso e/ou status. No entanto, uma carreira bem sucedida envolve muito mais. Envolve talento, vocação, dedicação e investimento. Por isso, o Colégio São João Batista oferece aos alunos do Ensino Médio o Programa de Orientação Vocacional.

Este programa se divide em três etapas e contempla os alunos de 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Os educandos da 1ª série participam da Etapa Despertar. A qual tem o objetivo de estimular nos alunos a curiosidade sobre a vida acadêmica pós-escola, o mundo das organizações e do trabalho, diminuir a ansiedade e naturalizar o processo de escolha profissional. Para isso, os alunos participam de diversas atividades que incluem rodas de conversa com a Orientação Educacional, trabalhos sobre escolha e visita uma visita técnica.

A Segunda etapa é direcionada aos alunos da 2ª série. Eles participam do Programa Miniempresa da Junior Achievement e da CIC Jovem de Caxias do Sul. Ele é um sequencial do Despertar, e uma preparação para a Orientação Vocacional do ano seguinte. Esta etapa oportuniza aos alunos o desenvolvimento do empreendedorismo a partir da construção de uma empresa. São 15 jornadas, acontecem a noite com a orientação de advisers (profissionais voluntários) e da Orientação Educacional, os alunos aprendem fundamentos da economia, mercado, atividade empresarial, desenvolvimento de produto, etc.

A Terceira etapa do Programa é a Orientação Vocacional direcionada aos alunos da 3ª série.

O objetivo é oportunizar aos alunos o autoconhecimento, o alinhamento entre suas habilidades e competências, características pessoais e interesses. Além disso, oportunizar a reflexão sobre o significado entre trabalho; carreira e projeto de Vida. Para isso, os alunos realizam questionários; participam de dinâmicas de grupo; realizam analise e discussão de grades curriculares, realizam testes vocacionais e realizam visitas a instituições de ensino.