Brinquedos pedagógicos: 4 exemplos que ajudam na alfabetização

Confira neste artigo quais são os melhores brinquedos pedagógicos para adquirir e ajudar no processo de alfabetização das crianças.

diversão também pode ser uma aliada da aprendizagem, seja em casa, seja nas escolas. E, para isso, os brinquedos pedagógicos têm um importante papel, já que atraem a atenção das crianças enquanto dão estímulos para o desenvolvimento de diferentes habilidades.

Eles precisam da orientação de um adulto, promovem interações com outros participantes e trazem exercícios de raciocínio lógico, concentração, desenvolvimento mental, cognitivo e social.

Veja a seguir algumas informações que vão ajudar a escolher os melhores brinquedos pedagógicos para sua criança.

O que é um brinquedo pedagógico?

Diferentemente dos brinquedos educativos, que podem ser explorados pela criança de forma autônoma, o brinquedo pedagógico deve ser apresentado e usado com a presença de um adulto, justamente para garantir o aprendizado do pequeno.

Ou seja, o adulto orienta a brincadeira, propõe desafios, incentiva e provoca reflexões na criança, seja individualmente, seja em grupo. É claro que os objetos podem ser usados pelos pequenos em outras situações, mas, para que possam contribuir para o desenvolvimento, é importante que os responsáveis participem ativamente em algum momento.

4 exemplos de brinquedos pedagógicos que ajudam na alfabetização

Os brinquedos pedagógicos podem ser inseridos na rotina das crianças desde os primeiros meses de vida. No entanto, para o processo de alfabetização, alguns deles têm ótimas contribuições. Confira.

1. Lousa para desenhar e escrever

Uma lousa para desenhar e escrever estimula a criatividadea coordenação motora e a relação lúdica da criança com as letras. Ela pode treinar desenhos livres e associá-los às palavras, treinar a grafia das letras percorrendo pontilhados e praticar outras atividades propostas por sua família.

lousa é um dos brinquedos pedagógicos com maior utilidade na infância, já que até em idades mais avançadas pode servir para realizar estudos e outras brincadeiras.

2. Jogos da memória com palavras

Na fase de alfabetização, ou mesmo quando a criança começa a demonstrar interesse pela comunicação escrita, vale trazer brinquedos educativos que associam letras e palavras a objetos.

Uma boa dica são os jogos da memória. Isso porque é uma brincadeira de fácil compreensão e divertida. Quando utilizam palavras e letras, ajudam na associação da comunicação escrita e verbal.

3. Brinquedos pedagógicos de encaixar e formar palavras

Brinquedos pedagógicos de encaixar também trazem diversos estímulos para o desenvolvimento infantil, ainda mais quando associados à formação de palavras. Podem ser blocos de criação livre ou com uma sequência obrigatória, relacionada a um objeto que precisa ser nomeado.

As peças podem ser representadas com letras ou sílabas, e até a experiência de não conseguir montar palavras pode ser valiosa para a criança, já que trabalha a frustração. Ou seja, a criança pode nomear seu sentimento e ser orientada a canalizá-lo da forma mais saudável.

4. Kits para exercitar a caligrafia

Kits de caligrafia são usados para praticar a forma correta de escrever as letras e as palavras, seja no formato cursivo, seja em letras de forma, também chamadas de bastão. Alguns deles são reutilizáveis, permitindo que as cartelas sejam apagadas e preenchidas várias vezes.

Cada tabela traz as letras de forma pontilhada e um espaço para a repetição livre. Nesse caso, os adultos podem orientar os movimentos e a pegada na caneta de forma confortável, além de reforçar que o exercício regular aprimora as habilidades que precisam ser desenvolvidas.

É importante que os brinquedos pedagógicos sejam introduzidos na rotina das crianças desde cedo, trazendo um tempo de qualidade entre os familiares. Ou seja, toda a atenção deve ser voltada para a atividade, desligando televisões, celulares e outras distrações.

Uma dica é estabelecer um horário ou dia na rotina da criança só para aquela atividade.

Também é possível usar os brinquedos pedagógicos para a estimulação cognitiva infantil.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/brinquedos-pedagogicos/