Descubra como a tecnologia pode ajudar na retenção de alunos.

Com a tecnologia, as escolas melhoram o relacionamento com os estudantes e as famílias. Saiba como isso impacta na retenção de alunos.

Uma das maiores preocupações das escolas é com a retenção de alunos. Felizmente, a transformação digital já propicia que elas abracem a tecnologia em seus processos pedagógicos e administrativos.

Isso, claro, inclui os estudantes, uma vez que um dos fatores-chave para sua permanência na escola é o desempenho nos estudos, que pode ser potencializado pela tecnologia. Mas não para por aí! Com o suporte das ferramentas digitais, a escola pode implantar uma gestão estratégica, mitigar erros e envolver seus públicos de maneira efetiva.

Vamos conversar sobre esse assunto? Confira as próximas linhas e entenda melhor o papel da tecnologia na retenção de alunos.

Qual o papel da tecnologia para as rotinas pedagógicas e administrativas na escola?

Por muito tempo, as escolas permaneceram imersas em processos praticamente manuais, que tornavam o desenvolvimento do projeto pedagógico moroso e passível de erros. Além disso, os serviços administrativos tendiam a ser lentos, trazendo insatisfação por parte de alunos e pais.

Porém, com a transformação digital, surgiram inúmeras tecnologias que facilitaram as rotinas pedagógicas e administrativas, com impactos significativos no ensino e na gestão escolar. Isso porque hoje é possível ter uma escola completamente integrada digitalmente.

Por que a escola deve investir em tecnologia com foco na retenção de alunos?

Além do desempenho dos alunos, outra das principais razões para um filho ser mantido na escola tem a ver com recepção, acolhimento e diálogo ? em outras palavras, alunos e suas famílias precisam ter a sensação de pertencimento. Nesse sentido, a tecnologia veio para estreitar relacionamentos na era digital. Veja como ela pode ajudar na retenção de alunos.

Aumenta o engajamento dos estudantes

A tecnologia tornou-se uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento do projeto pedagógico, uma vez que consegue envolver os alunos não somente com as disciplinas, mas com a escola como um todo.

Por meio de aplicativos, sites e equipamentos como a smartboard (lousa interativa), é possível criar caminhos de aprendizagem mais dinâmicos e divertidos, fazendo os alunos ficarem mais atraídos pela escola.

Melhora a comunicação e os serviços

A escola precisa ter uma comunicação e entrega dos serviços rápidas. Logo, os sistemas de gestão escolar podem ser integrados a aplicativos para os pais e alunos acessarem o que precisam, sem demora.

O mesmo vale para a comunicação cotidiana. Ferramentas como os chatbots ? softwares que simulam conversas com um humano ? podem oferecer respostas rápidas e entregar serviços, evitando espera ou filas na secretaria.

Estreita o relacionamento na comunidade escolar

A escola pode utilizar seus canais de comunicação, especialmente as redes sociais, para divulgar atividades, notícias e destaques. Dessa maneira, ela divulga suas atividades, recebe comentários e, ainda, consegue intervir rapidamente diante de algum problema.

Por outro lado, por meio do sistema de gestão escolar, pode-se colher dados e agir antecipadamente diante de problemas, como baixo desempenho acadêmico ou situação de inadimplência.

Contribui para a conexão interpessoal das turmas

senso de grupo aumenta bastante com o uso da tecnologia. Vejamos as metodologias ativas de aprendizagem, como é o caso da gamificação, da implantação da cultura maker ou das atividades de programação. Todas elas funcionam melhor em grupo, o que cria fortes conexões entre os alunos, auxilia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e aumenta o prazer de estar na escola.

Potencializa o marketing educacional

marketing educacional é potencializado pelo digital, pois sua escola pode atuar diretamente com os públicos de interesse ? da captação à retenção de alunos.

Com uma boa estratégia, é possível estabelecer métricas que ajudem a conhecer as dores e os desejos de pais e estudantes, mantendo os alunos na escola e atraindo discentes em potencial. Tudo isso a um custo menor que no marketing tradicional, massivo.

Agora você já sabe como a tecnologia pode facilitar suas estratégias de retenção de alunos, bem como potencializar as ações de marketing. Mas você sabia que pode contar com ótimas parcerias para isso? Pois é, o programa de educação socioemocional Escola da Inteligência, além de desenvolver competências e habilidades socioemocionais nos estudantes, também oferece o serviço de marketing para as escolas parceiras. Isso ajuda a promover campanhas de matrícula e a criar materiais que destacam os colégios por oferecerem uma educação completa.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/retencao-de-alunos/