Empreendedorismo infantil: como inspirar os alunos para isso!

Estimular o empreendedorismo infantil ajuda na construção de várias competências socioemocionais e cognitivas. Veja como inspirar seus alunos.

Quando se fala a respeito do estímulo ao empreendedorismo infantil na escola, muitas vezes, associa-se a questão somente à educação financeira ou ao trabalho. Na verdade, é muito mais do que isso: crianças que desenvolvem seu lado empreendedor ganham sabedoria para identificar boas oportunidades no futuro, fazer escolhas sem medo e enfrentar adversidades.

Estimular uma postura empreendedora nas crianças permite que elas se tornem protagonistas em sua jornada de crescimento pessoal e profissional. Além disso, esse estímulo ajuda no desempenho escolar, visto que as habilidades para empreender estão vinculadas à capacidade de aprender inúmeras competências socioemocionais e cognitivas.

Para inspirar seus alunos em relação ao empreendedorismo infantil, criamos este artigo com pontos-chave para iniciar o trabalho e exemplos de empreendedores mirins. Na conclusão, ressaltamos alguns benefícios dessa prática na escola. Acompanhe!

Como inspirar os alunos em relação ao empreendedorismo infantil?

Para que as crianças adquiram atitudes empreendedoras, é preciso que a escola crie uma estratégia de ensino baseada em alguns pilares. Confira-os!

Desenvolvimento da mentalidade empreendedora

Estimula uma consciência das oportunidades de criar algo de valor.

Introdução de habilidades empreendedoras

Aqui, podemos citar noções de planejamento, administração, espírito de equipe, comunicação, estratégia, vendas, marketing etc.

Criação de oportunidades que simulem o mundo real

Sabe a cultura maker (aprender fazendo)? Ela significa criar projetos para que as crianças “ponham a mão na massa”, experimentem ideias, construam e aprendam a lidar com erros e acertos.

Uso de mentorias

As mentorias não só ensinam, como também ajudam. Aqui, os professores são orientadores das melhores práticas, e os estudantes são responsáveis por perceber se os caminhos são úteis ou não.

Quais são os maiores exemplos dentro do empreendedorismo infantil?

Há empreendedores mirins pelo mundo todo. Aqui, listamos dois exemplos cujas histórias podem ser apresentadas às crianças para inspiração. Dê uma olhada!

Henry Patterson

Hoje com 17 anos, o britânico Henry Patterson foi considerado o empreendedor mais jovem do mundo. Com apenas 9 anos, em 2013, ele já era dono de 3 empresas. Tudo começou quando ele tinha 7 anos e decidiu vender adubo no site E-bay. Depois, foi vender produtos de segunda mão.

Mais tarde, observando necessidades básicas do mercado, criou a bem-sucedida Not Before Tea (Não Antes do Chá), que comercializa doces e presentes infantis.

Além disso, escreveu um livro infantil elogiado e, hoje, participa como palestrante em eventos de empreendedorismo.

Shuban Banerjee

Aos 13 anos, o jovem belga de origem indiana, Shuban Banerjee, descobriu que impressoras em braile eram muito caras, então, decidiu criar um protótipo em casa com peças Lego. Mesmo com pouco conhecimento de programação, a impressora caseira funcionou, e por ser leve e portátil, chamou a atenção das pessoas.

Seu pai investiu na abertura de uma empresa pequena para fabricar e comercializar o produto que mudaria a vida de milhões de deficientes visuais. Hoje, a empresa tem potencial de US$25 milhões e recebeu até investimentos da gigante Intel, o que fez do menino o mais jovem no mundo a receber investimento de capital de risco.

Quais são os benefícios do empreendedorismo infantil?

Como dissemos, o empreendedorismo é muito mais do que negócios, finanças e trabalho. É uma maneira de enxergar oportunidades e explorar múltiplas soluções para problemas e habilidades que podem ser aplicadas à vida.

Confira uma lista de benefícios dessa prática para crianças e jovens:

• encoraja o pensamento crítico;
  • amplia habilidades de comunicação;
  • desenvolve o relacionamento interpessoal;
  • aumenta a autoconfiança e a autovalorização;
  • desperta o pensamento lógico;
  • desenvolve o pensamento computacional;
  • desenvolve noções de administração e finanças;
  • dada a imprevisibilidade da vida empreendedora, ajuda os estudantes a se tornarem mais resilientes e adaptáveis;
  • ensina a criar metas e perseguir objetivos;
  • dá a oportunidade das crianças vislumbrarem um futuro melhor;
  • incentiva a autonomia;
  • facilita a criação de networking.

Investir no empreendedorismo infantil é uma das grandes tendências para a educação no século XXI, uma vez que ele colabora para a formação integral dos indivíduos. Sua instituição de ensino deve investir em ideias inspiradoras desde a primeira infância!

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/empreendedorismo-infantil/