Família na escola: 5 ações para trazê-la para mais perto

A família na escola é um fator imprescindível para a construção de um relacionamento sólido e duradouro. Saiba como fomentar essa aproximação.

Criar uma agenda permanente de ações que garantam a participação da família na escola é essencial para estabelecer um elo de confiança e respeito mútuo.

As famílias são as primeiras educadoras e continuam a influenciar a aprendizagem e o desenvolvimento dos filhos durante e após os anos escolares. As escolas, por sua vez, têm a responsabilidade de construir o conhecimento dos alunos e contribuir para sua formação integral, associando as competências socioemocionais ao desenvolvimento cognitivo.

Mas, para esse trabalho alcançar os melhores frutos, as escolas precisam fomentar o reconhecimento do papel da família na educação. Por isso, é importante que famílias e escolas trabalhem juntas, em parceria.

Pensando nisso, este artigo traz 5 ações para garantir a presença da família na escola, como meio de engajamento com o trabalho pedagógico. Acompanhe as próximas linhas!

1. Faça reuniões periódicas

As reuniões são velhas conhecidas do ambiente escolar. Então, aproveite esse momento para promover o trabalho pedagógico e esclarecer dúvidas coletivas e individuais. Se possível, divida os encontros em grupos pequenos, por turma ou ano, a fim de possibilitar melhor acolhimento.

Além do convite presencial, também disponibilize transmissão ao vivo para os responsáveis que, porventura, não possam estar presentes.

2. Realize atividades pedagógicas com a participação das famílias

Ter responsáveis e filhos juntos na sala de aula em atividades pedagógicas especiais é excelente para fomentar a participação da família na escola. Você pode fazer isso de maneira estratégica, por exemplo, durante a implantação de um projeto novo.

Dessa maneira, os familiares entenderão mais facilmente quais são os objetivos da escola em relação às suas propostas, ao passo que as crianças vão adorar “estudar” e se divertir ao lado das famílias e professores.

3. Ofereça palestras e workshops para as famílias

Como a educação está se transformando cada vez mais rápido, nem sempre a família consegue compreender inovações ou abordagens. O mesmo vale para temas que estão em alta, como educação socioemocional, tendências profissionais para o futuro e tecnologia.

Então, gerar conteúdo para as famílias é importante para inseri-las no processo pedagógico. Além de informação por escrito ou vídeo, uma sugestão é oferecer palestras e workshops presenciais e/ou on-line para os responsáveis. Esse é um espaço para excelentes trocas entre a família e a escola, bem como um meio de ratificar os valores e a missão institucional.

4. Reinvente os eventos oficiais

Os eventos oficiais, como Dia da Família, Dia das Mães, Dia dos Pais, Feiras de Ciências e Habilidades etc. são ótimas maneiras de estreitar o relacionamento interpessoal e garantir a presença da família na escola.

Uma ideia é idealizar atividades temáticas e, sempre que possível, envolver projetos interdisciplinares. Assim, você conseguirá unir vários grupos de alunos e professores, o que facilita às famílias conhecerem de perto os colegas dos filhos, professores e outros profissionais.

5. Estabeleça canais de comunicação e divulgação das atividades

A tecnologia está nos favorecendo com excelentes inovações em comunicação. Para isso, marque presença nas redes sociais mais utilizadas pelas famílias e invista em um portal on-line.

Esses espaços devem ser utilizados não apenas para informações importantes, mas também para criar interações consistentes por meio de conteúdos sobre as atividades pedagógicas. Alguns tipos de conteúdos são:

• notícias da escola;
  • cobertura de atividades internas e externas;
  • publicação de vídeos interativos;
  • entrevistas;
  • webinars (videoconferências com intuito educacional).

Além disso, facilite a comunicação dos responsáveis com a escola. Uma ótima ferramenta são os chatbots ? chats online que utilizam inteligência artificial para responder a perguntas, tirar dúvidas e direcionar os usuários aos setores corretos.

Ainda, em caso de atendimento pedagógico, incentive reuniões individuais on-line. Como os responsáveis não precisam ir até a escola para conversar com professores e coordenadores, isso facilita muito o encaixe de um horário. Ademais, muitas vezes, a reunião on-line torna o encontro muito mais objetivo.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/familia-na-escola/