Professor e tecnologia: qual é a importância dessa relação?

Neste artigo, falamos um pouco sobre a relação entre professor e tecnologia. Descubra também algumas dicas sobre como se adaptar melhor aos novos tempos!

A virtualização do ensino ocasionada pela pandemia ressaltou a relação entre professor e tecnologia. Apesar de a utilização de recursos tecnológicos na educação ser tendência em diversos países, a pandemia ainda assim conseguiu mudar de forma brusca a rotina de muitos professores.

Para esclarecer essa relação entre professor e tecnologia, neste artigo, vamos falar sobre a importância de professores estarem preparados para o uso diário da tecnologia em sala. Continue a leitura para conhecer também algumas dicas sobre como se adaptar melhor aos novos tempos.

Pandemia: a nova relação entre professor e tecnologia

A pandemia mudou a dinâmica das escolas não só em relação à infraestrutura, organização de tempo e aspectos emocionais. A virtualização das aulas, por meio do ensino EAD e de videochamadas, exigiu que os professores desenvolvessem, em curto tempo, conhecimentos tecnológicos que, até então, não eram necessários.

Os professores e educadores passaram a se preocupar com o uso de aplicativos como Google Meet e Zoom, compartilhamento de telas, virtualização de provas e entrega de atividades mediadas por computador etc.

Mesmo com a flexibilização da pandemia, algumas dessas necessidades persistiram por diversos motivos, seja pela forma como os alunos passaram a assimilar conteúdos ou pelos benefícios que a tecnologia pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem.

Tecnologia no ensino: a importância de se manter atualizado

A depender do perfil do professor e também da escola, o uso de recursos tecnológicos pode desempenhar diferentes papéis educacionais. A tecnologia pode ser um facilitador de aprendizagem, uma ferramenta de comunicação ou um recurso para manter a atenção dos alunos. Tudo depende da infraestrutura disponível.

A tecnologia passou a ser um elo não só entre professor e aluno, mas, também, entre o ensino e a aprendizagem. O mundo evoluiu, a forma de assimilação de conteúdos mudou e, consequentemente, o ensino também.

Para acompanhar as necessidades dos alunos, agora, os professores necessitam se manter sempre atualizados sobre tecnologias emergentes, entender essas inovações e utilizar esses recursos a favor do ensino.

Conhecer tecnologias que possam ser empregadas no ensino como jogos virtuais, aplicativos e programas educativos, por exemplo, são ótimas maneiras de melhorar o desenvolvimento cognitivo e a criatividade dos alunos.

Professor e tecnologia: dicas para se adaptar aos novos tempos

Mudanças, apesar de necessárias, nem sempre são bem-vindas e, algumas vezes, são extremamente difíceis. Por isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar na transição e inserção dos recursos tecnológicos em sala de aula. Confira!

Pesquise sobre tecnologias educativas

Há diversas formas de inserir a tecnologia em sala de aula: realidade aumentada, gamificaçãoaplicativos, entre outros. Cabe ao professor, e também à escola e seus gestores, pesquisar quais recursos atendem melhor às necessidades dos alunos.

Comece gradualmente

Insira os recursos tecnológicos em sala de aula de forma gradual. Escolha dias e horários, faça pequenos testes e acompanhe os resultados.

Peça ajuda

Nem sempre a implantação será fácil. Em caso de dúvida, peça ajuda à empresa responsável pelo produto ou serviço tecnológico. Pesquisas na internet, fóruns e outros educadores também podem ajudar.

Neste artigo, falamos sobre a relação entre professor e tecnologia, assim como a importância da atualização tecnológica dos professores para acompanhar as novas tendências de ensino e necessidades dos alunos. Também, apresentamos algumas dicas para começar a empregar tecnologias em sala.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/professor-e-tecnologia/