Bilinguismo infantil: quais as vantagens de aprender um segundo idioma?

Durante a infância, a aquisição de um segundo idioma é mais natural e eficiente. Veja os principais benefícios de investir no bilinguismo infantil!

Que o domínio de um segundo idioma faz toda a diferença na vida adulta, provavelmente você já sabe, não é? Mais oportunidades profissionais, possibilidade de expandir os horizontes culturais, viagens internacionais etc. Agora, sabia que quanto mais cedo as crianças tiverem contato com outras línguas, melhor? É por isso que investir no bilinguismo infantil é uma ótima escolha!

Não só o processo de aquisição linguística pode ser muito mais natural e eficiente, como aprender outros idiomas também traz benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Para que você entenda melhor, preparamos este texto. Continue a leitura e confira um pouco mais sobre o bilinguismo infantil e suas vantagens!

Quais são as vantagens da educação bilíngue na infância?

As vantagens de aprender um segundo idioma desde cedo são muitas! Veja só alguns dos principais benefícios de investir no bilinguismo infantil.

Aquisição natural

Nós temos um período crítico para a aquisição da linguagem? De acordo com o famoso linguista Noam Chomsky, baseado nos estudos do neurocientista Eric Lenneberg, a criança poderia adquirir a linguagem até por volta do início da puberdade.

Casos de crianças privadas da linguagem nos primeiros anos de vida, como o da pequena Genie, fornecem evidências para essa hipótese. Ela viveu sem interações linguísticas até os 13 anos. Depois disso, não conseguiu utilizar a linguagem verbal, mesmo com o contato e as instruções de seus educadores.

Mas não quer dizer que não é possível se tornar fluente em inglês depois dos 13 anos! O que ocorre é que, após a infância, nós aprendemos outro idioma seguindo mecanismos de aprendizagem mais gerais. Nos primeiros anos de vida, a segunda língua é adquirida naturalmente, em uma fase do desenvolvimento especialmente produtiva para a linguagem.

Mais chances de fluência

Na infância, não apenas o processo de aquisição de uma segunda língua é mais natural, como pode aumentar as chances de fluência. Como o desenvolvimento neurológico é muito intenso nos primeiros anos de vida, neurônios, sinapses e atividades cerebrais estão em pleno vapor.

Desse modo, a criança consegue assimilar melhor pequenas sutilezas de pronúncia, tem um incrível armazenamento de memória, uma recuperação lexical mais eficaz e muita flexibilidade mental para ter a fluência de um nativo. Durante a adolescência e a vida adulta, o aprendizado do inglês pode sofrer mais influências da língua materna.

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Além da aquisição natural e supereficiente de um segundo idioma pelas crianças, uma das vantagens mais interessantes do bilinguismo infantil é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Afinal, a linguagem é um instrumento de autoexpressão e de relações socioculturais.

Ter contato com um novo idioma é se aproximar, também, de uma nova cultura, um jeito diferente de ver o mundo e de se expressar. Com isso, os pequenos têm o repertório cultural ampliado e podem desenvolver habilidades incríveis, como a melhoria na comunicação e um respeito maior pela diversidade.

Como os pais podem ajudar no aprendizado de um novo idioma?

Contar com uma educação bilíngue formal faz muita diferença. No entanto, não é preciso restringir esse processo à sala de aula. Em casa, a família pode ajudar os pequenos a terem ainda mais contato com o segundo idioma — e o melhor: com muita diversão. Olha só algumas ideias:

• brincadeiras e músicas — brincadeiras, jogos lúdicos e músicas infantis são uma excelente pedida para os pequenos treinarem o vocabulário e se divertirem enquanto aprendem;
  • aplicativos educativos — a tecnologia pode ser usada a favor do aprendizado e os apps educativos são um exemplo disso;
  • momentos de conversação — que tal definir o horário do jantar, por exemplo, como um momento de conversação em inglês? Perguntar o que as crianças têm aprendido já é um bom começo, além de ser um momento de interação de qualidade entre pais e filhos.

Como vimos, o bilinguismo infantil é muito natural e traz grandes vantagens para as crianças. Por isso, é tão importante contar com o apoio de uma escola de qualidade e com soluções educacionais que proporcionem às crianças uma formação completa, pensando não apenas em um segundo idioma, mas em habilidades e competências que possam torná-las pessoas mais preparadas para a vida.

Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/bilinguismo-infantil/