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Mudanças na educação: o que mudou no ensino nos últimos anos?

Descubra as principais mudanças na educação nos últimos, qual o impacto das transformações para as escolas e como se preparar. Confira.


Vivemos constantes mudanças na educação, que trazem novas ferramentas de ensino, revisam as metodologias e aprimoram a rotina escolar. Atualmente, reconhece-se a importância de desenvolver nos estudantes outras habilidades além das intelectuais e incluir mais experiências práticas na aprendizagem.

As transformações acontecem rapidamente. Em parte, isso ocorre por conta dos avanços tecnológicos e suas contribuições para a educação. Por outro lado, as mudanças na sociedade trazem a necessidade de que as escolas também se atualizem, de modo que os jovens estejam mais preparados para lidar com as demandas que surgirem.

Neste post, mostraremos algumas das principais mudanças na educação nos últimos anos e seus impactos. Boa leitura!

O que mudou na educação nos últimos anos?

As mudanças propostas para a educação são significativas e prometem melhores resultados na organização da rotina e na aprendizagem. Para os gestores, conhecer essas tendências é uma boa maneira de avaliar quais recursos podem enriquecer a prática escolar e quais não se encaixam no perfil da instituição.

Na sequência, conheça as novidades mais relevantes!

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um marco para a educação no Brasil. Ela apresenta a estrutura esperada para toda a educação básica do país e as orientações sobre conteúdos essenciais para cada etapa escolar.

Dessa forma, ela realiza mudanças na gestão, no formato do ensino e na experiência dos estudantes. A BNCC tem o objetivo de unificar o ensino brasileiro para que todos os estudantes tenham acesso a uma formação integral.

O documento resguarda a liberdade para que as escolas determinem as propostas metodológicas mais adequadas à sua realidade, além de considerar as diferenças regionais.

O grande impacto da BNCC é a apresentação das 10 competências gerais a serem desenvolvidas pelo ensino:

  1. conhecimento;
  2. repertório cultural;
  3. argumentação;
  4. pensamento científico, crítico e criativo;
  5. comunicação;
  6. cultura digital;
  7. trabalho e projeto de vida;
  8. autoconhecimento e autocuidado;
  9. empatia e cooperação;
  10. responsabilidade e cidadania.

Assim, as escolas precisam se organizar para cumprir os objetivos propostos. Os materiais didáticos deverão ser produzidos em conformidade com as diretrizes. Da mesma forma, o Projeto Político Pedagógico (PPP) precisa ser atualizado a partir dessa nova perspectiva.

Crescimento do EAD para a educação básica

Durante a pandemia do coronavírus, com a necessidade de distanciamento social e de adaptação das atividades para a forma remota, a proposta de ensino a distância ganhou força. Os aparelhos eletrônicos se tornaram a principal ferramenta de estudos e permitiram que a aprendizagem continuasse.

As metodologias de ensino que usam recursos a distância já apresentavam um crescimento. Nesse cenário, a tendência é que as ferramentas do EAD estejam cada vez mais presentes na educação.

Para crianças e adolescentes, as aulas presenciais são uma necessidade. Porém, o ensino híbrido, que combina estratégias presenciais e a distância, é um recurso significativo e que pode contribuir muito com a educação.

Ensino de competências socioemocionais

Como destacamos, uma mudança recente no ensino é a preocupação com outras habilidades além do desenvolvimento intelectual. As competências socioemocionais recebem especial atenção, pois estão relacionadas a uma melhor qualidade de vida como um todo.

Nesse sentido, compreendem o autoconhecimento, a gestão das emoções e o estabelecimento de relações mais saudáveis. O reconhecimento da importância da aprendizagem socioemocional está presente também na BNCC, uma vez que ela atravessa todas as 10 competências do século XXI mencionadas.

Com isso, a expectativa é de que haja redução de conflitos na escola, melhor preparo para a vida em sociedade, prática da cidadania e aquisição das habilidades essenciais para o mundo do trabalho.

Metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias de ensino também passaram por mudanças a fim de trazer mais benefícios aos educadores e aos estudantes. Nesse contexto, as metodologias ativas de aprendizagem ajudam a desenvolver as habilidades do futuro, além de apresentarem estratégias eficazes para o uso de recursos mais modernos na educação.

É importante destacar que existem diferentes abordagens, por exemplo, aprendizagem por projetos, sala de aula invertida, design thinking, aprendizagem maker, entre outras. O que todas têm em comum é o estudante como protagonista, o professor como mediador e uma experiência escolar mais baseada nas atividades práticas.

Tecnologia na escola

Como vimos, muitas das mudanças na educação se devem ao avanço tecnológico. As renovações como a BNCC e as metodologias ativas estão articuladas a essas ferramentas que surgem. Assim, a presença da tecnologia na escola é algo que veio para ficar.

Na era da informação, é importante que a escola ajude os jovens a lidarem melhor com esses instrumentos. Portanto, é relevante que a instituição promova uma cultura digital, que, além de ensinar o melhor emprego dos recursos, também aborde temas importantes como a segurança na internet e o equilíbrio no uso.

A tecnologia vem a somar muito na educação, pois pode dinamizar as aulas e proporcionar experiências mais práticas. Também favorece a interdisciplinaridade, o compartilhamento de conteúdos e a interação. Dessa maneira, é uma tendência importante e que pode ser aproveitada para melhorar os resultados.

Como a escola pode se preparar?

Diante de muitas mudanças, é importante que as escolas estejam preparadas para avaliarem quais propostas podem colaborar com o seu ensino. Como vimos, são muitos recursos diferentes e que podem ser adaptados ao perfil da instituição, o que propicia uma transição tranquila e com boa aceitação de toda a comunidade escolar.

Para ter êxito nas mudanças, algumas dicas são:

  • conhecer as tendências e avaliar quais fazem sentido para a instituição e o público recebido;
  • capacitar os profissionais;
  • implementar inovações gradativamente para verificar quais trazem os melhores resultados.

A escola também pode contar com um programa educacional que tenha a metodologia alinhada com as demandas da sociedade do presente e do futuro. Existem programas que oferecem soluções completas para a escola, com materiais didáticos, orientação dos profissionais, acompanhamento para a família e avaliação dos resultados. Assim, a instituição garante maior segurança para inovar.

Portanto, as mudanças na educação nos últimos anos são bastante significativas. É importante que os gestores estejam atentos às novas regras e tendências para que adaptem o ensino oferecido. Com isso, garantem uma boa preparação dos estudantes para o futuro e enriquecem o trabalho dos educadores.



Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/mudancas-na-educacao/